Curso de Saúde Operacional - CSOp
A PORTARIA NORMATIVA Nº 16/MD, DE 12 DE ABRIL DE 2018, aprovou a diretriz de Atendimento Pré-Hospitalar Tático do Ministério da Defesa para regular a atuação das classes profissionais, a capacitação, os procedimentos envolvidos e as situações previstas para a atividade.
A Escola de Sargentos de Logística realiza o Curso de Saúde Operacional do Exército, para capacitar militares, entre Oficiais, Subtenentes e Sargentos da Área de Saúde, a atuar em Operações Militares no Brasil e no Exterior como recursos humanos especializados em empregar técnicas de Atendimento Pré-hospitalar Tático (APHT) em combate.
O Curso tem objetivos específicos, de acordo com a atuação do militar dentro da sua esfera de atribuição, e são estes os seguintes:
Oficiais Médicos/Enfermeiros (APHT I): Habilitá-los para a realização de atendimento pré-hospitalar, resgate e suporte médico avançado em operações militares e regular os procedimentos de urgência e emergência realizados por outros profissionais, devidamente qualificados, em operações militares. O Curso tem duração máxima de 7 (sete) semanas, em atividades de atendimento pré-hospitalar operacional; em atividades específicas para médicos/enfermeiros.
- Oficiais Farmacêuticos, Dentistas, Veterinários e Fisioterapeutas (APHT II): Habilitá-los para a realização de atendimento pré-hospitalar, resgate e suporte básico em operações militares, com duração de 7 (sete) semanas.
- Subtenentes e Sargentos de Saúde (APHT II): Habilitá-los para a realização de atendimento pré-hospitalar, resgate e suporte básico em operações militares, com duração de 7 (sete) semanas.
Dentre as atividades do Curso, os alunos realizarão diversas instruções, tais como: APH Tático em ambiente rural e urbano; Resgate de Feridos em Ambiente Aquático; Evacuação de Feridos por meio de Aeronaves de Asa Rotativa e Móvel, APHT em Ambiente DQBRN (EsIE), Resgate e Aplicação de Procedimentos APHT em Ambiente de Montanha.
ORIENTAÇÕES AOS CANDITADOS AO CURSO DE SAÚDE OPERACIONAL
INSTRUÇÕES REGULADORAS PARA INSCRIÇÃO
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