Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > EsSLog realiza o 1º Curso de Saúde Operacional do Exército
Início do conteúdo da página

EsSLog realiza o 1º Curso de Saúde Operacional do Exército

Publicado: Quinta, 08 de Março de 2018, 17h48 | Última atualização em Quinta, 08 de Março de 2018, 17h51 | Acessos: 1170

    Rio de Janeiro (RJ) – A Escola de Sargentos de Logística realiza o 1º Curso de Saúde Operacional do Exército, para capacitar cerca de 40 militares, entre Oficiais, Subtenentes e Sargentos da Área de Saúde, a atuar em Operações Militares no Brasil e no Exterior.

    O Curso teve início na segunda-feira, dia 5 de março, onde os alunos realizaram medidas administrativas e em seguida participaram da aula inaugural, no auditório Maj Elza, com a palestra do Sr. Cel Med Oiticica.

   O Curso tem objetivos específicos, de acordo com a atuação do militar dentro da sua esfera de atribuição, e são estes os seguintes:

  • Oficiais Médicos: Habilitá-los para a realização de atendimento pré-hospitalar, resgate e suporte médico avançado em operações militares e regular os procedimentos de urgência e emergência realizados por outros profissionais, devidamente qualificados, em operações militares. O Curso será realizado em duas fases: a 1ª com duração máxima de 5 (cinco) semanas, em atividades de atendimento pré-hospitalar operacional; e a 2ª que será realizada por militares aptos na 1ª fase, com duração máxima de 2 (duas) semanas, em atividades específicas para médicos.

  • Oficiais Enfermeiros, Farmacêuticos, Dentistas, Veterinários e Fisioterapeutas: Habilitá-los para a realização de atendimento pré-hospitalar, resgate e suporte básico em operações militares, com duração de 5 (cinco) semanas.

  • Subtenentes e Sargentos de Saúde: Habilitá-los para a realização de atendimento pré-hospitalar, resgate e suporte básico em operações militares, com duração de 5 (cinco) semanas.

   Dentre as atividades do Curso, os alunos realizarão diversas instruções, tais como: Resgate de Feridos em Ambiente Aquático, Remoção de Feridos por meio de Aeronaves, APH em Ambiente DQBNR (EsIE) e Resgate e Aplicação de Procedimentos APH em Ambiente de Montanha (32º BIL).

    A capacitação segue até o dia 4 de abril, exceto no caso dos Oficiais Médicos aptos na 1ª fase do Curso, que seguirá até o dia 18 de abril.

  Durante o Curso, os alunos terão instruções com diversos instrutores com experiência em situações adversas, seguindo a doutrina de Operações Conjuntas, com a participação de instrutores da Marinha do Brasil (MB), Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página