Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Assuntos > CFGS Material Bélico
Início do conteúdo da página

Formatura de Comemoração dos 83 anos da Escola de Sargentos de Logística

Publicado: Quinta, 27 de Maio de 2021, 18h46 | Última atualização em Terça, 01 de Junho de 2021, 17h48 | Acessos: 1086

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 26 de maio, foi realizada na Escola de Sargentos de Logística (Es S Log) a formatura em comemoração aos 83 anos desta Organização Militar (OM), ocorrido no último dia 25. A solenidade foi presidida pelo Senhor General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, Diretor de Educação Técnica Militar, e acompanhado do Coronel Lucio Alves de Souza, Comandante da Escola de Sargentos de Logística.

Criada em 25 de maio de 1938, através do aviso n° 400, a Subunidade Escola de Moto-mecanização, precursora da Escola de Sargento de Logística, que teve como seu primeiro comandante o então Capitão Carlos Flores de Paiva Chaves.

Grande incentivador dos blindados no Brasil, o Capitão Paiva Chaves fez o Curso de Moto-mecanização na Escola de Cavalaria do Exército Francês; serviu na Seção de Moto-mecanização do Estado-Maior do Exército; na Escola de Estado-Maior, onde foi instrutor,  e assumiu a redação da arma de cavalaria na revista A Defesa Nacional, funções onde ajudou a desenvolver a mentalidade do uso de carros de combate pela cavalaria. 

Participou também do estudo de viabilidade para a aquisição de novos carros de combate, que culminou com a compra de 23 Fiat-Ansaldo e com a criação da já mencionada Subunidade, retomando assim a implantação de blindados no Brasil. Onde foi ainda subcomandante do Centro de Instrução de Motorização e Mecanização (CIMM) e como Coronel comandou a Escola de Moto-mecanização. 

Participou também da 2ª Guerra Mundial e como General de Divisão foi comandante da Força de Emergência das Nações Unidas em Suez.

Este ano comemora-se também os 100 anos da implantação dos blindados no Brasil, ocorrida em 1921, com a criação da Companhia de Carros de Assalto, a primeira da América Latina, cujo comandante foi o então Capitão José Pessoa.

Em 2021, no ano dos 100 anos dos blindados no país, teve início a formação da primeira turma da QMS de Material Bélico/Manutenção de Viatura Blindada do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS), por meio da Portaria Nr 182, de 21 de agosto de 2018, do Estado-Maior do Exército (EME), criando o referido curso. O objetivo da iniciativa foi atender às crescentes demandas de manutenção dos blindados no Exércitos.

A comemoração contou ainda com uma exposição fotográfica, de materiais e equipamentos militares da Escola, inauguração do saguão das placas das turmas de Formação de Sargentos formados na Escola e entrega do diploma de amigos da OM.

 

NEW Commander of United Nations Emergency Force. News & Media Photo, New York, 2009. Disponível em: https://www.unmultimedia.org/s/photo/detail/121/0121305.html. Acesso em: 25 maio 2021.
 
IRMANDADE – Linha do Tempo. Irmandade da Santa Cruz dos Militares, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://www.iscm.org.br/historia/linha-do-tempo. Acesso em: 25 maio 2021.
 
VILLELA, Bruno Pessoa; LOURO, João Marcos. Cultura e inovação militar: blindados na cavalaria do Exército Brasileiro. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA, 8., 2012, Gramado, RS. Anais [...]. Gramado, RS: ABCP, 2012.

registrado em:
Fim do conteúdo da página