Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Serviço da Intendência
Início do conteúdo da página

Dia do Serviço da Intendência

Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2023, 18h22 | Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2023, 18h26 | Acessos: 186

O Dia do Serviço da Intendência é comemorado em 12 de abril, data que homenageia seu Patrono, o Marechal Carlos Machado de Bittencourt, nascido neste dia, na cidade de Porto Alegre (RS), no ano de 1840. Esse grande militar teve participação em grandes batalhas, como a Guerra da Tríplice Aliança e a Guerra de Canudos, esta última, oportunidade que atuou como Ministro da Guerra. No ano de 1897, então Ministro da Guerra, o Marechal Bitencourt marcaria seu nome na história do Exército. Após sucessivas derrotas das tropas federais na Campanha de Canudos, cujo óbice maior era a ausência de uma logística eficiente, interveio pessoalmente, de forma a implementar e organizar um fluxo de suprimentos, de transporte de material e pessoal organizado, sistematizado por meio de comboios ordenados e postos avançados, tornando o reabastecimento das tropas contínuo e efetivo e contribuindo para a derrota final dos rebelados, fato que lhe rendeu o epíteto de “Marechal de Ouro”.

Por meio do Decreto nº 2.112, de 5 de abril de 1940, Carlos Machado de Bitencourt, o Marechal de Ouro, foi escolhido como Patrono do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro, em justo reconhecimento ao seu exemplo inconteste de devotamento à carreira militar e à Pátria, principalmente no comando das tropas em Canudos, e à sua enorme contribuição para a evolução da logística da Força Terrestre. Em reconhecimento também ao ato heroico de ter salvado o Presidente da República de um atentado, com o ônus da própria vida, foi escolhido como Patrono da Segurança Presidencial, conforme publicado na Portaria nº 101, de 4 de dezembro de 2018, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Foi ainda nos campos de batalha da Itália que a Intendência recebeu do Marechal Mascarenhas de Moraes, comandante da FEB, o título de “Rainha da Logística” devido à sua gloriosa atuação em solo italiano, tendo apoiado a tropa de forma imprescindível em um dos mais brilhantes feitos de toda a campanha: A tomada de Monte Castelo.

A “Rainha da Logística”, como é conhecida a Intendência, mantém as tropas aptas ao combate, com seu lema “Sempre Servir”, apoiando militares de todas as Armas, Quadros ou Serviços de maneira ímpar, sendo fundamental seu pleno emprego para influenciar, indiretamente, no resultado final da batalha.

Integrantes da “Rainha da Logística”, que as glórias trilhadas pelo insigne Marechal Bitencourt, exemplo de combatente sagaz e valoroso soldado, continuem a norteá-los no desempenho de suas atribuições, contribuindo, dessa forma, para a consecução dos objetivos do Exército Brasileiro, aos militares desse honroso Serviço de Intendência sigam o brilhantismo das flores de Acanto, que simbolizam a pureza à honestidade.

 SEMPRE SERVIR!!!

registrado em:
Fim do conteúdo da página